quarta-feira, maio 13, 2009

Experimentos

Palito equilibrista

Objetivo: Determinar qual o ponto que corresponde ao centro de gravidade.
Material: 2 garfos de metal
Copo alto
Plasticina ou batata(semilha)
1 palito
Procedimento:
- Com a plasticina (ou a semilha) forma uma bola com o tamanho de uma bola de berlinde grande.
- Espeta os dentes de um garfo nessa bola.
- Faz o mesmo com o outro garfo de modo a formar com o outro garfo um ângulo de 45º aproximadamente.
- Introduz a ponta do palito entre os dois garfos.
- Apóia a outra ponta do palito na borda do copo e desloca-a para dentro do copo até que os garfos fiquem em equilíbrio.

Nota: diminui o ângulo entre os garfos se não conseguires equilibra-los.

Resultados:
Existe um ponto em que o palito é capaz de suportar o peso dos garfos e da plasticina (ou semilha).

Porque?

O ângulo entre os garfos distribui o peso deles de tal forma que passa a existir um ponto do palito em relação ao qual os pesos estão uniformemente distribuídos. Tal ponto chama-se centro de gravidade.
Obs.: Retirado do CD-ROM: MegaVestibulares & Concursos- Editora Rideel.
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Descalcificação do ovo
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Objetivo: Remover a casca de um ovo cru sem o partir.
Materiais:
Frasco de vidro com tampa
1 ovo cru
vinagre límpido

Procedimento:
1. Coloca o ovo cru dentro do frasco de vidro. Não raches o ovo.

2. Cobre o ovo com o vinagre límpido.

3. Põe a tampa no frasco.

4. Observa imediatamente e depois periodicamente durante as 24 horas seguintes.

Resultados:
Começam a formar-se imediatamente bolhas na superfície da casca do ovo e aumentam de número com o tempo. Após 24 horas, a casca terá desaparecido, e pedaços dela podem estar a flutuar na superfície do vinagre.
O ovo permanece intacto devido à fina membrana transparente exterior. A gema vê-se através da membrana.
Porquê?
O nome químico do vinagre é ácido acético. A casca de ovo é constituída por carbonato de cálcio. A reação entre o ácido acético e o carbonato de cálcio faz com que a casca do ovo desapareça e se formem bolhas de dióxido de carbono.
Obs.: Retirado do CD-ROM: MegaVestibulares & Concursos- Editora Rideel.

Chuva ácida
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Duração: aproximadamente 40 minutos.
Objetivos: Conscientizar o aluno de sua participação na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva. Demonstrar a contribuição do SO2 para o aumento da acidez na chuva e discutir sobre a formação da chuva ácida, os malefícios da emissão de SO2, o transporte desse gás, os prejuízos que a chuva ácida causa, e como cada um pode contribuir para minimizar a acidez da chuva.

MATERIAIS
1 vidro com tampa (como os de maionese ou café solúvel)
enxofre em pó (1 colher de chá cheia)
4 fitas de papel tornassol azul ( 3 cm cada uma)
2 pétalas de flor colorida
1 colher de plástico
2 pedaços de fios de cobre ( 15 cm cada um)
1 caixa de fósforos
1 caneta

PROCEDIMENTO
-Coloque uma fita de papel tornassol e uma pétala de flor na parte de dentro da tampa do vidro. Utilizando a colher de plástico, polvilhe um pouco do enxofre em pó sobre a fita e sobre a pétala (não utilize todo o enxofre, apenas o suficiente para manchar parte do papel tornassol e da pétala de flor). Anote suas observações na tabela de resultados.
-Coloque cerca de 5 cm de água da torneira no vidro, e com o auxílio da colher (limpa), retire um pouco de água e coloque sobre o enxofre que está sobre a pétala e o papel tornassol. Observe o que acontece com a água em contato com o enxofre, e se houve alteração na cor do papel tornassol e na pétala. Anote suas observações. Jogue no lixo o material sólido da tampa e lave a tampa.
-Pegue uma nova fita de papel tornassol e o umedeça com água. Anote suas observações.
-Monte o seguinte esquema Coloque em uma das extremidades do fio de cobre uma nova pétala e um pouco separado coloque um novo papel tornassol azul. Na outra extremidade do fio, faça um pequeno gancho e pendure por dentro do vidro que já tem um pouco de água. Tome cuidado para que a pétala ou fita não entrem em contato com a água.
-Pegue o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um pequeno cone de cerca de 1 cm. Faça um pequeno gancho na outra ponta do fio, retire a caneta e encha o cone com enxofre em pó, com cuidado (use a colher). Pendure o fio de cobre por dentro do vidro (sem atingir a água).´
-Posicione um fósforo aceso abaixo do cone para iniciar a queimar o enxofre e rapidamente retire o fósforo e tampe o vidro. Observe se o enxofre está realmente queimando. Aguarde 5 minutos e anote na tabela de resultados se houve mudança na coloração do papel e da pétala.
-Retire os fios de cobre de dentro do vidro rapidamente. Feche o vidro e agite a solução cuidadosamente.
-Umedeça nova fita de papel tornassol na água e anote suas observações.

PS. O papel tornassol azul é de cor azul em meio neutro e básico e se torna rosa em meio ácido.
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NO FINAL DO EXPERIMENTO:NÃO JOGUE A ÁGUA ACIDIFICADA NA PIA.
Armazene esta solução contendo o ácido sulfuroso em um recipiente grande para posterior neutralização.
Jogue as pétalas e papel de tornassol no lixo.
Os resíduos de enxofre podem ser jogados na pia, pois este elemento é bastante inerte.
Lave todo material e retorne-os para sua bancada.
Limpe e organize sua bancada.
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Tabela de resultados:.......................................Observações
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Pétala + enxofre em pó
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Papel tornassol + enxofre em pó
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Pétala + enxofre em pó + água
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Papel tornassol + enxofre + água
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Papel tornassol + água
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Dióxido de enxofre + pétala
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Dióxido de enxofre + papel de tornassol
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Dióxido de enxofre + água
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Obs.: Retirado do CD-ROM: MegaVestibulares & Concursos- Editora Rideel.

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