quinta-feira, maio 07, 2009

Exercícios de Física N° 1
ATENÇÃO, esses exercícios não seguem respostas.

OBSERVAÇÃO (para todas as questões de Física): o valor da aceleração da gravidade na superfície da Terra é representado por g. Quando necessário, adote: para g, o valor 10 m/s2; para a massa específica (densidade) da água, o valor 1000 kg/m3 = 1g/cm3; para o calor específico da água, o valor 1,0 cal /(g °C) (1 caloria ≅ 4 joules).

01) A velocidade máxima permitida em uma auto-estrada é de 110 km/h (aproximadamente 30 m/s) e um carro, nessa velocidade, leva 6 s para parar completamente. Diante de um posto rodoviário, os veículos devem trafegar no máximo a 36 km/h (10 m/s). Assim, para que carros em velocidade máxima consigam obedecer o limite permitido, ao passar em frente do posto, a placa referente à redução de velocidade deverá ser colocada antes do posto, a uma distância, pelo
menos, de:
a) 40 m
b) 60 m
c) 80 m
d) 90 m
e) 100 m

02) Imagine que, no final deste século XXI, os habitantes da Lua vivam em um grande complexo pressurizado, em condições equivalentes às da Terra, tendo como única diferença a aceleração da gravidade, que é menor na Lua. Considere as situações imaginadas bem como as possíveis descrições de seus resultados, se realizadas dentro desse complexo, na Lua:
I. Ao saltar, atinge-se uma altura maior do que quando o salto é realizado na Terra.
II. Se uma bola está boiando em uma piscina, essa bola manterá maior volume fora da água do que quando a experiência é realizada na Terra.
III. Em pista horizontal, um carro, com velocidade V0, consegue parar completamente em uma distância maior do que quando o carro é freado na Terra.
Assim, pode-se afirmar que estão corretos apenas os
resultados propostos em
a) I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III


03) A janela retangular de um avião, cuja cabine é pressurizada, mede 0,5 m por 0,25 m. Quando o avião está voando a uma certa altitude, a pressão em seu interior é de, aproximadamente, 1,0 atm, enquanto a pressão ambiente fora do avião é de 0,60 atm. Nessas condições, a janela está sujeita a uma força, dirigida de dentro para fora, igual ao peso, na superfície da Terra, da massa de: 1 atm = 105 Pa = 105 N/m2
a) 50 kg
b) 320 kg
c) 480 kg
d) 500 kg
e) 750 kg

Fonte:Obs.: Retirado do CD-ROM: MegaVestibulares & Concursos- Editora Rideel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário